O Programa Família Acolhedora será implantado em Timon ainda este mês. Inicialmente, será realizado o Fórum Família Acolhedora, que acontecerá na quarta-feira (16/03), às 8h, no auditório da Fundação Cidadania, localizado na Rua Professor Mendes (antiga Rua 103), Bairro Parque União. O intuito é informar a população, autoridades envolvidas e profissionais da área sobre a importância do programa e orientar sobre os procedimentos adotados.
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semdes), é quem está à frente do programa. Primeiramente, o serviço deve atender dez famílias; cada família poderá acolher, no máximo, duas crianças. Após se inscreverem, as famílias devem passar por um processo de seleção e as selecionadas serão capacitadas para receber a criança ou adolescente. O período máximo de acolhimento com a família é de dois anos.
Para isso, secretário e equipe que atuará no programa se reuniram para traçar os últimos detalhes. Quem está na coordenação é a assistente social Kledilza Mesquita. “O acolhimento familiar é sugerido por lei nacional e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que recomenda como uma possibilidade para as crianças e adolescentes institucionalizados. O principal objetivo é não perder os vínculos familiares e proporcionar um ambiente mais acolhedor e uma convivência comunitária” – explica.
A principal palestrante do fórum é natural de Cascavel do Paraná, mestra em serviço social e precursora da implantação da família acolhedora no país. Neusa Curitte é uma referência para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O serviço atenderá crianças e adolescentes na faixa de 3 a 18 anos que tenham suas famílias impossibilitadas de oferecer os cuidados e proteção necessários.