Além da homenagem, a obra torna-se um ponto turístico da cidade
Em dezembro de 2015 a Prefeitura municipal deu início aos preparativos para fixar uma escultura na rotatória das avenidas Francisco Carlos Jansen e Jaime Rios; entrada da cidade. A obra é uma homenagem do poder público a uma das profissões mais respeitadas e símbolo da memória timonense, a arte de confeccionar Pilão e seus mestres.
Nesta quarta-feira, 02 de março, o monumento foi instalado. Agora, quem entra na cidade pela Ponte Metálica observará uma obra de quase 2 metros de altura e acessível a todos, pois a Prefeitura de Timon instalou rampas de acessibilidade no local.
Os artesãos ficaram honrados com a homenagem, quem reitera os agradecimentos é o Mestre Pilãozeiro Teodorico Teixeira Lira, artesão há 46 anos: “Nosso trabalho é um símbolo dessa cidade e a gente sente orgulho por ser lembrado. É uma linda homenagem”. O Senhor Teodorico trabalha na arte de confeccionar pilão desde 1970.
Quem assina o projeto é artista João Borges, morador o Parque Alvora. João tem seu trabalho reconhecido pelas estátuas em argila e por representar o cotidiano do nordestino. Construída em concreto, a imagem de um Mestre Pilãozeiro trabalhando eterniza uma das atividades que é orgulho para os timonenses.