Como ter sucesso ao implantar o eSocial foi tema de painel técnico

A implementação do eSocial para os Municípios ainda é um desafio para os gestores municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz um alerta com relação ao cumprimento do prazo para adesão, que foi prorrogado e agora será até o dia 21 de agosto de 2022. A fim de explicar a importância disso, a entidade realizou nesta quarta-feira, 27 de abril, o painel técnico sobre a ferramenta, durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O painel teve a mediação dos analistas técnicos da CNM Alex Carneiro e Marcus Cunha, que durante as falas orientaram os gestores municipais sobre atenção aos prazos e o passo a passo para a implementação do eSocial. A consultora da entidade municipalista Marice Fronchetti alertou os gestores. “Querendo ou não, o eSocial é uma responsabilidade do prefeito que pode recair na transferência de verbas por parte do governo federal. Chegou o momento de os órgãos públicos implantarem, e os Municípios não estão ligando muito. As prefeituras precisam levar a sério todos os detalhes, em todas as fases de implementação. Além disso, lá no final, como nada é contratado sem passar pelo eSocial, isso dará um conforto para o prefeito sobre a transparência”, enfatizou.

A coordenadora-geral de estruturação de informações previdenciárias do Ministério do Trabalho e Previdência, Laura Schwerz, que é responsável pela adesão por parte dos órgãos públicos ao eSocial, fez uma palestra técnica apresentando as vantagens da ferramenta. “O eSocial veio para simplificar e, assim, ajudar os gestores públicos. A vantagem que temos é que o eSocial já era usado pelo setor privado e tivemos experiências neste sentido para orientar o setor público da melhor forma possível. Foi feito para canalizar a gestão de dados e melhorar a informação do servidor”, destacou Laura Schwerz.

O Ministério do Trabalho e Previdência disponibiliza canais de atendimento, como o canal de dúvidas, através do telefone 0800 730 0888 das 7h às 19h, além disso, por meio do 61 2021-5555, é possível pedir link para o atendimento virtual. Para ter acesso ao Manual de Orientação do eSocial, clique aqui