O Portal da Transparência de Timon é um espaço interativo que disponibiliza ao cidadão o acesso às informações públicas no âmbito da Prefeitura Municipal de Timon.O objetivo do portal é estabelecer um ambiente de transparência pública, com base na legislação de acesso à informação, promovendo a participação popular e o controle social.
No Portal da Transparência podem ser obtidas as seguintes informações: Legislação Municipal, Receitas, Despesas, Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO e Relatório da Gestão Fiscal – RGF), Planejamento do município (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA), Demonstrações Contábeis (Anexos da Lei 4.320/64), Audiências Públicas, Licitações e Contratos, Convênios, Servidores, Pareceres Prévios do TCE/MA, Pedidos de Informações, Perguntas Frequentes, Manual de Navegação, Glossário, Contatos, Estrutura Organizacional, dentre outras informações.
Os dados que alimentam a consulta são fornecidos pelo Sistema Integrado de gestão orçamentária, financeira e contábil. A responsabilidade pelos registros é das unidades gestoras dos órgãos do Executivo, por serem elas as executoras do orçamento municipal.
Os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta (Autarquias e Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista)
Poderá utilizar a opção de glossário disponível na página inicial do portal, que explica os termos e nomenclaturas de forma simplificada
Sim, as informações de arrecadação já estão disponíveis no Portal da Transparência e são atualizadas diariamente.
Os valores de todas as receitas, compreendendo no mínimo sua natureza, relativas a previsão orçamentária e a efetiva arrecadação, inclusive referente a recursos extraordinários.
São informações sobre o total das despesas, por período, por órgão, por unidade orçamentária, por elemento de despes, diárias de servidores, por credor, todas as opções de detalhamento de valor empenhado, liquidado e pago.
Qualquer pessoa natural ou jurídica pode pedir dados a respeito de qualquer órgão da Administração Pública.
Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações.
Não serão prestadas aos cidadãos informações consideradas sigilosas, assim consideradas as situações especificadas na Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso a Informação.