22 de maio de 2020

Confira a atualização do boletim epidemiológico sobre a COVID-19 em Timon – 21/05/2020

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados referentes aos casos da COVID-19 em Timon na noite dessa quinta-feira (21).

De acordo com o levantamento, são:
790 casos notificados, 327 casos suspeitos, 301 casos descartados, 162 casos confirmados, 46 recuperados e 06 óbitos.

Sobre o registro mais recente de óbito, trata-se de paciente do sexo feminino que tinha 78 anos de idade. A idosa, que era diabética e hipertensa, faleceu no Hospital São Paulo, em Teresina. Ela morava no centro de Timon.

Na gestão de atendimentos dos casos confirmados:

(105) em isolamento domiciliar
(46) recuperados
(06) óbitos
(02)internação em enfermaria
(03) internação em UTI

Avaliando pela faixa etária dos pacientes confirmados para COVID:

De 0 a 9 anos: 4

10 a 19 anos: 9

20 a 29 anos: 32

30 a 39 anos:48

40 a 49 anos: 34

50 a 59 anos: 13

60 a 70 anos: 10

+ de 70 anos: 11

não informado: 1

Em relação ao sexo dos pacientes infectados com o novo coronavírus:
71 pacientes são homens, o que equivale a 43,83% dos casos. E 91 são mulheres, o equivalente a 56,17% do total de casos da doença.

Entre os casos registrados envolvendo profissionais de saúde: 33 foram confirmados e 12 recuperados.

Sobre a ocupação de leitos de casos confirmados e suspeitos:

Do total de 40 leitos de enfermaria, 12 estão ocupados.
Do total de 12 leitos de UTI, 7 estão ocupados.

O boletim aponta que as pessoas infectadas com o novo coronavírus em Timon estão presentes em 41 bairros da cidade.

Com maior número de casos:
Parque Piauí – 17
Parque Alvorada – 16
Centro – 14

Já os casos suspeitos da COVID-19 foram mapeados em 69 bairros. Com maior número estão:
Parque Piauí -39
São Francisco -18
São Benedito-15

As medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19 serão mantidas em Timon. O objetivo é minimizar a disseminação do novo coronavírus.

Estrutura da Rede de Atendimento

Profissionais treinados para atendimento especializado da COVID-19. Todas as unidades básicas de saúde estão aptas a atender a demanda espontânea de pessoas com sintomas característicos da doença. Hospitais equipados com leitos de UTI e ventiladores, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Medidas de Enfrentamento

As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas, fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso. Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus.

Medidas preventivas e protetivas

Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas, como praças, calçadas e avenidas. A fiscalização realizada pela Guarda Municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa.

Apelo à população

Se a população contribuir com o cumprimento dos decretos, mais rapidamente as atividades serão retomadas.