18 de maio de 2020

Acompanhe o Boletim Epidemiológico de Domingo (17.05 – 22h)

O boletim epidemiológico da COVID-19, da noite deste domingo 17.05, em Timon, aponta na cidade 574 casos notificados, 272 casos suspeitos, 207 casos descartados, 95 confirmados, 30 recuperados e 02 óbitos.

Das 95 pessoas infectadas com o novo coronavírus:

De 0 a 9 anos (1); 10 a 19 anos (6); 20 a 29 anos (21); 30 a 39 anos (35); 40 a 49 anos (16); 50 a 59 anos (7); 60 a 70 anos (5); + de 70 anos (3); Não informado (1);

Entre os casos confirmados na classificação por sexo do paciente:

* Homens (42), o equivalente a 44,21%

* Mulheres (53), o equivalente a 55,79%

Sobre as pessoas infectadas com o novo coronavírus: (60) pessoas em isolamento domiciliar; (30) pessoas recuperadas; (02) óbitos; (08) pessoa internada em enfermaria; e (06) pessoa na UTI.

Sobre os leitos da cidade, dos 39 de enfermaria 8 estão ocupados com pacientes de Timon e dos 12 de UTI, estão ocupados 6, sendo 3 pacientes de Timon e 3 de outros munícipios, com casos confirmados e suspeitos do coronavírus.

O boletim epidemiológico da COVID-19 apontou que em Timon as pessoas infectadas com o vírus estão presentes em 34 bairros da cidade. Os maiores números de casos estão nos bairros:

-Parque Piauí (14)

– São Benedito (7);

– Parque Alvorada (07);

– Santo Antônio (6);

– Pov. Bom Viver (6);

– Parque União(6);

O boletim epidemiológico também aponta os casos da doença entre os profissionais de saúde: 24 casos confirmados e 10 casos recuperados. Com base no crescimento de casos confirmados e suspeitos da COVID-19, a Prefeitura de Timon está intensificando as medidas de combate e controle ao novo coronavírus.

Estrutura da Rede de Atendimento

Profissionais de saúde treinados para atendimento especializado de pessoas com COVID-19. Todas as unidades básicas de saúde estão aptas a atender a demanda espontânea de pessoas com sintomas característicos da doença. Hospitais equipados com leitos de UTI e ventiladores, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Medidas de Enfrentamento

As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso. Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus.

Medidas preventivas e protetivas

Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas como praças, calçadas e avenidas. Fiscalização realizada pela Guarda Municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa.

Apelo à população

Se a população contribuir com o cumprimento dos decretos, mais rapidamente as atividades serão retomadas.