26 de março de 2020

Prefeitura de Timon cria Plano de Contingência para a COVID-19

No atual contexto mundial de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Timon tem aplicado esforços no sentido de promover resposta coordenada para uma possível situação de instalação da doença no município. Para tanto, o poder público municipal elaborou um plano de contingência, que será executado em atuação conjunta entre estado e município.

O Plano de Contingência para a COVID-19 no município de Timon/MA foi elaborado com intuito de auxiliar na situação de emergência relacionada à circulação do vírus no município e visa à integralidade das ações na prevenção e monitoramento da doença, bem como na assistência à saúde da população. As ações a serem implantadas devem promover a assistência adequada ao paciente, vigilância epidemiológica sensível e oportuna, dentre outras.

Todas as medidas estão em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Estadual/MA, observando as diretrizes nacionais propostas pela Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde – SVS/MS e pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão – SES/MA, como confirma o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá. “Elaboramos o plano juntamente com a equipe de planejamento da secretaria, vigilância em saúde e vigilância epidemiológica do município, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão. Esse plano nos dará suporte para conseguirmos pleitear recursos para o município no enfrentamento à pandemia”, afirmou o secretário.

Confira aqui, na íntegra, o Plano de Contingência para a COVID-19 no município de Timon/MA.