A Prefeitura de Timon, atenta às medidas de proteção contra o Novo Coronaírus, adquiriu com recursos próprios, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Kits de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) eficazes para a segurança da equipe do SAMU de Timon. Os Kits são compostos por macacão impermeável, óculos, máscara N95 e protetor facial.
Segundo a coordenadora do SAMU de Timon, Maria José Oliveira da Luz (Geovana), a aquisição dos Kits é uma medida de proteção para o profissional que irá atender o paciente suspeito ou porventura confirmado com COVID-19. É importante esclarecer que em Timon ainda não há casos confirmados da doença.
A coordenadora acrescenta que o SAMU 192 está na linha de frente, por isso tem que se proteger. A orientação é que a equipe precisa analisar a ocorrência com relação à segurança dos profissionais e pacientes, para assim prestar um atendimento seguro e de qualidade.
A população pode acionar o SAMU nas seguintes situações: dores no peito de aparecimento súbito; situação de intoxicação ou envenenamento; queimaduras graves; trabalho de parto com risco à mãe e ao feto; queda acidental; sangramento e hemorragias; crise convulsivas; acidente de trânsito com atropelamento; traumas e fraturas e perda de consciência.
Qualquer usuário pode ligar para solicitar alguma orientação. O SAMU dispõe de médicos para tirar dúvidas da população. Os números para as dúvidas, orientações e acionar o SAMU são: (99) 3212.2828 / (99) 3212.2743.
A coordenadora do SAMU de Timon também esclarece: “É interessante alertar aos solicitantes que só acionem o SAMU 192 em casos extremos de emergência, que aceitem as orientações da regulação médica, sem que haja a necessidade do deslocamento até o hospital. É bom ressaltar que estamos em um momento muito crítico e que termos que ficar em casa”, concluiu.