Na manhã desta sexta-feira (31), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila João Reis, em Timon, promoveu uma ação especial em alusão ao “Janeiro Branco”, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental. O evento teve como público-alvo as mulheres da comunidade e contou com a participação de assistentes sociais, psicólogas e toda a equipe técnica.
A psicóloga Marcilene Dias destacou a relevância do tema, enfatizando que cada vez mais pessoas enfrentam problemas de saúde mental e emocional. “Hoje, nós vemos um número muito grande de pessoas que estão adoecidas mentalmente e emocionalmente. Conscientizar sobre isso é essencial para que as pessoas tenham atitudes preventivas, percebam a necessidade de buscar tratamento e quebrem estigmas em relação ao atendimento profissional. O objetivo do Janeiro Branco e falar sobre isso aqui no CRAS é justamente promover esse conhecimento e incentivar as pessoas a se cuidarem cada dia mais, garantindo qualidade de vida”, afirmou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jaconias Moraes, afirmou que os CRAS estão funcionando a todo vapor. “Desde o dia 2 de janeiro de 2025, os CRAS, incluindo o da Vila João Reis, retomaram suas atividades com força total. Essas unidades são fundamentais, pois servem como porta de entrada do SUS, oferecendo acolhimento e promovendo o fortalecimento de vínculos com idosos, crianças e demais públicos em situação de vulnerabilidade. Hoje, estamos promovendo essa palestra do Janeiro Branco para abordar um tema essencial”, disse.
A coordenadora do Cras da Vila João Reis, Maria de Jesus, informou que, atualmente, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No entanto, esse horário é provisório devido à equipe ainda estar em formação. Assim que a equipe estiver completa, a unidade passará a funcionar das 7h30 às 13h30 e das 13h às 17h.
A ação do “Janeiro Branco” reforça a necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental e incentivar a busca por acompanhamento especializado, garantindo mais qualidade de vida para a população.