2 de julho de 2024
Destaque em Olimpíada Nacional, estudante da Rede Municipal é selecionado para imersão em São Paulo
Aluno foi o único do Nordeste e um dos 35 selecionados entre mais de 100 mil participantes da Olimpíada do Saber

O aluno do Colégio Militar Tiradentes V, Gabriel Souza, foi um dos 35 selecionados, entre mais de 100 mil participantes, para uma rica jornada de aprendizagem, em Brotas – SP. O evento é promovido pela Olimpíada Brasileira do Saber, competição na qual o aluno teve os conhecimentos de Língua Inglesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Ciências da Natureza avaliados. A maratona de conhecimento iniciou nesta segunda (1), e segue até o dia 5 de julho.
Durante o percurso da competição, o estudante participou de duas eliminatórias com provas teóricas e se classificou para a última etapa, onde precisará apresentar um projeto de barco utilizando material reciclável ou impressora 3D; participar de um debate em Inglês, envolvendo conhecimentos em temas da atualidade; e construir um robô que ultrapassasse diversos obstáculos.

Tornando a conquista ainda mais representativa, Gabriel foi o único estudante de escola pública do Nordeste, entre as turmas de 9º ano, a conseguir o destaque nacional. O sucesso na competição veio após uma intensa jornada de preparação, liderada pela equipe do Colégio Militar Tiradentes V, que conta com ampla parceria da Prefeitura de Timon, especialmente na gestão pedagógica e na manutenção das atividades ofertadas na unidade. Na prática, todos os professores e técnicos administrativos são cedidos para a instituição, por meio da Secretaria Municipal de Educação, bem como os recursos pedagógicos, suporte na preservação da infraestrutura, transporte e alimentação escolar.
“O Gabriel passou por duas etapas desta olimpíada, e seu preparatório foi em conjunto com as aulas dos professores, visto que boa parte do conteúdo avaliado na olimpíada já faz parte da nossa grade curricular. Os professores de Matemática, Biologia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como as demais áreas, trabalharam com o preparo do Gabriel, assim como no preparo de outros alunos para diversas olimpíadas. No caso de Gabriel, as aulas voltadas para as etapas das ciências exatas, língua estrangeira, empreendedorismo e robótica foram a chave para o avanço. O curso que nós vamos participar tem a intenção de incentivar e valorizar os jovens no estudo dessas áreas, além de estimular suas aplicações no cotidiano.”, explicou Mardônio do Vale, professor e orientador de Gabriel.
