10 de maio de 2024

Mães de crianças com deficiência são homenageadas pela Prefeitura de Timon

Se há um local onde o amor de mãe é visível, é no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Maria do Carmo Neiva, da Prefeitura de Timon. Basta entrar lá para ver que as demonstrações de carinho e cuidado das mães atípicas que seguram as mãos de seus filhos com deficiência, que os levam todos os dias para terapias e consultas, que abrem mão do que for pelo bem deles, são o significado mais genuíno da ternura materna.

A maternidade é repleta de desafios. Mas, para as “mães atípicas”, as vivências são ainda mais complexas. Diante dessa certeza, nos últimos meses, a Prefeitura de Timon reformou e ampliou o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Maria do Carmo Neiva, com o objetivo de proporcionar a oferta de mais terapia para crianças e adolescentes com deficiência física e intelectual.

As mães reconhecem a importância do CER Maria do Carmo Neiva no desenvolvimento dos seus filhos. E foi neste local que a Prefeitura de Timon realizou mais uma edição do Projeto Amor de Mãe, nessa quinta-feira (9). Idealizado pela prefeita Dinair Veloso, é o terceiro ano que o evento celebra as mães do município. Mães da APAE Timon também foram homenageadas.

“Aqui é ótimo. Quando minha filha começou a fazer tratamento aqui ela tinha dois anos. Ela não caminhava, ela não sentava, e hoje faz tudo isso”, conta, emocionada a Carmem Pinheiro, mãe da uma menina de 8 anos que faz tratamento no CER Maria do Carmo Neiva.

Edileuza Neves, mãe de dois filhos gêmeos, que fazem tratamento no CER Maria do Carmo Neiva, dá “nota mil” para o atendimento dos profissionais da unidade.

“Meus filhos se desenvolveram muito e eu só tenho a agradecer. Minha palavra é gratidão. Sou muito satisfeita pelo atendimento, só tenho a agradecer a coordenação. Fiquei muito feliz por essa homenagem e comemorar o Dia das Mães com outras mães atípicas”, disse.

O projeto Amor de Mãe proporcionou uma manhã de homenagens, sorteios de brindes, lanche e serviços de saúde no CER Maria do Carmo Neiva. Teve vacinas, consultas, agendamentos de exames, orientações de saúde bucal,  serviços de beleza, dentre outros.

A prefeita Dinair Veloso destacou os investimentos que a Prefeitura de Timon tem feito na assistência às pessoas com deficiência em Timon.

“Reformamos e ampliamos o CER Maria do Carmo Neiva no fim do ano passado e estamos perto de inaugurar uma oficina ortopédica, que será a primeira do Maranhão habilitada pelo Ministério da Saúde. Ouvi hoje depoimentos fortes dessas guerreiras, mães atípicas que lutam pelos seus filhos, destacando a importância do CER Maria do Carmo Neiva e de como seus filhos estão evoluindo com as terapias oferecidas aqui. Isso me deixa feliz e ajuda a nortear o trabalho da Prefeitura”, ressalta a prefeita Dinair Veloso.