6 de maio de 2024

Dia da Matemática: Alunos da Rede Municipal comemoram data com exposições de trabalhos e jogos temáticos

Em alusão ao Dia da Matemática, comemorado hoje (6), os alunos da Escola Municipal Desembargador Odilo Costa Filho realizaram uma exposição de trabalhos desenvolvidos a partir dos princípios desta ciência.

A atividade é parte do projeto Matemática em Ação, desenvolvido por todas as escolas municipais que ofertam turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto tem o objetivo de inspirar uma nova geração de estudantes a se envolver com a matemática de maneira significativa e a reconhecer seu valor na sociedade como um todo.

Na escola Odilo Costa, o projeto concentrou-se na aplicabilidade da matemática no cotidiano, com balanças, trenas, cálculos de IMC e jogos educativos como Torre de Hanói, dominó dos inteiros, futebol das operações matemáticas, e desafios. Também houve exposições de trabalhos envolvendo o componente curricular nas diversas áreas profissionais, como Gastronomia, Medicina e Educação Financeira, além de materiais acerca da biografia de Malba Tahan, um renomado escritor brasileiro que se tornou referência na área da Matemática e que deu vida a essa data.

As atividades alusivas ao Dia da Matemática na Rede Municipal seguem até o dia 9 de maio, mobilizando, simultaneamente, as comunidades escolares de várias instituições.

“Vai ser uma semana encantadora para a culminância do projeto, em que serão expostos os trabalhos feitos pelos alunos, tornando-os protagonistas do processo de construção de jogos, atividades lúdicas, exposições artísticas dentro desse componente tão importante que é a matemática.”, pontuou Bárbara Keury, Professora Formadora de Matemática.