6 de maio de 2024

Feira Cultural A Voz do Silêncio será realizada nesta terça-feira (7) no Centro de Artesanato de Timon

Nesta terça-feira (7), o Centro de Artesanato Raimundo Nonato de Sousa, em Timon-MA, recebe a Feira Cultural: A Voz do Silêncio. Organizado pelo Projeto Juventude e com o apoio da Prefeitura de Timon, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), o evento vai das às 8h às 19h e trará várias atrações musicais e exposições. O Centro de Artesanato está localizado na Av. Francisco Carlos Jansen, bairro Parque Piauí (Guarita), próximo à Ponte Metálica.

Durante todo o dia, os visitantes encontrarão no local exposição de produtos artesanais manufaturados por artesãos locais, atrações culturais e apresentações musicais regionais. Além disso, vão poder saborear o melhor da culinária regional. As apresentações artísticas, bem como palco e sonorização, estão a cargo da Fundação Municipal de Cultura. De acordo com a presidente da FMC, Maria Divina de Sousa, a feira colabora para fomentar a cultura local e valorizar o trabalho dos artesãos.

“A perspectiva do Poder Público Municipal é que a nossa cultura seja cada vez mais valorizada e que estes profissionais tenham mais visibilidade”, ressalta.

A ideia de dar maior visibilidade ao artesanato timonense está cravada no nome da feira, “A Voz do Silêncio”, que resume o sentimento de muitos artistas locais. É o que explica a diretora do Centro de Artesanato e uma das organizadoras do evento, Elda Rocha.

“Muitos artesãos se sentem anônimos e invisíveis para a metade do nosso povo aqui de Timon. Então, essa feira busca exatamente dar voz a esses artistas e trazer toda a beleza e qualidade do nosso produto timonense, do nosso artesanato, que é muito rico. A ideia é transformar esse silêncio em uma verdadeira voz, trazer o nosso artesanato para a evidência. Teremos peças mais bonitas, feitas à mão, com amor, com dedicação e, acima de tudo, qualificadas para qualquer um presentear, principalmente nessa data que se aproxima, que é o dia das mães”, explica Elda, que também é artesã e trabalha com vários tipos de arte, desde decupagem e pintura até a arte milenar do macramé.