2 de maio de 2024

Timon recebe Carreta dos Direitos da Defensoria Pública

Timon recebe nesta quinta (02) e sexta (03), a carreta dos direitos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. “Vim fazer a atualização de todos os meus documentos. É uma alegria poder resolver logo isso, sem custo nenhum”, afirma Dalila Oliverira, moradora da Vila do Bec.

Serão oferecidos durante os dois dias serviços como: emissão e retificação de certidão de nascimento e casamento; 1ª via de carteira de identidade, pedidos de divórcio e pensão; reconhecimento espontâneo de paternidade; cadastro e atualização no CadÚnico; negociações de dívidas de água e luz; resolução de demandas relacionadas a benefícios previdenciários, regularização de situação eleitoral; entre outros.

A Prefeitura de Timon é parceira nesta ação e levou diversos serviços, já ofertados, diariamente, para a população. A população pôde contar com vacinação contra gripe e COVID, serviços da Rede de Assistência Social, dentre eles o CadÚnico e atualização para programas sociais; emissão da Carteira do Idoso e Procon.

A ação acontece no ginásio Francisco Carlos Janses, das 8h às 17h.

O diretor do Fundo de Direitos Difusos (FDD), Tomaz Miranda, esteve presente e ressaltou a importância da carreta no município “São ações como esse que levam cidadania às pessoas que não tem a oportunidade de acesso à informação de maneira mais rápida”, afirma.

Em Timon, a estimativa é que sejam atendidas mais de 1.000 pessoas nestes dois dias. “Essa é 32ª segunda ação nesse um ano e meio, por onde a carreta passou. E já são mais de 33.000 pessoas atendidas. Hoje aqui tem uma parceria importante com as secretarias da prefeitura e tudo isso alavanca o objetivo da ação. Que é levar cidadania para mais pessoas”, afirma Paulo costa, 2º subdefensor geral do estado do Maranhão.

A prefeita Dinair Veloso esteve presente e reafirmou a parceria com os órgãos em benefício da população. “Somos parceiros e acreditamos na união do trabalho para beneficiar os timonenses. A população comparece e tudo isso facilita a vida com serviços oferecidos assim num só lugar. Somamos forças e incentivamos sempre ações como essa”, finaliza.