27 de abril de 2024

“Tá uma maravilha!”, diz moradora sobre escola reformada pela Prefeitura na Gameleira

Foi investido o valor de R$ 1.374.051,53 pela Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para reforma e ampliação da unidade de ensino.

A comunidade do Povoado Gameleira, Zona Rural de Timon, é só alegria e gratidão pelos benefícios que não param de chegar à localidade através da ação do Poder Público Municipal. Na manhã deste sábado (27), enquanto recebia os serviços da Caravana Rural, a população acompanhou a solenidade de inauguração da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva. Além da estrutura da unidade de ensino, foi inaugurada a quadra, que foi construída e coberta. “Tá uma maravilha!”, opinou uma das moradoras sobre a reforma.

A fala anterior é da Maria de Jesus, mãe do pequeno Jaian Sousa. Ele tem apenas 5 anos e surpreendeu a todos com a desenvoltura ao ler um trecho de um livro durante solenidade de inauguração da escola. “Isso é fruto da educação de qualidade que meu filho recebe”, comentou Dona Jesus, acrescentando: “Agora as crianças podem brincar na quadra a qualquer hora, sem se preocupar com o sol quente”.

A escola funciona como polo educacional da região e seu nome homenageia o Sr. Antônio Pereira da Silva, primeiro morador da localidade, que era conhecido popularmente como Seu Coló. “Eu ‘tô’ muito contente e feliz por esse momento. Eu só tenho a agradecer, especialmente à nossa prefeita Dinair, porque agora esse lugar deixou de ser uma escola e passou a ser uma superescola”, comemora o Sr. José Pereira da Silva, um dos 10 filhos do homenageado.

Durante a solenidade de inauguração, a prefeita Dinair Veloso realizou a entrega simbólica de fardamento escolar e de kits de material escolar para crianças de 2 a 5 anos. Na ocasião, ela ressaltou os constantes investimentos na área da educação.”Esta é mais uma das 80 escolas que receberam investimentos para melhorias na estrutura física, dentro do programa Nossa Escola Nova. E temos investido também na valorização profissional de todos os que fazem a educação, pagando rigorosamente em dia, investindo em qualificação, construindo novas escolas e assim conseguimos resultados positivos para a nossa educação”, pontuou a gestora.

“De 2023 para 2024, nossa escola tem se transformado. Foi toda reformada, a quadra foi coberta, os espaços foram ampliados e ganhamos novas mesas, novas carteiras, novos lanches, e muito mais. E eu estou aqui para agradecer à prefeita Dinair Veloso por acreditar que a educação transforma vidas”, declarou o aluno Rafael Nicolas Duarte, de 14 anos, que não esqueceu de ninguém na hora de fazer os agradecimentos, citando desde a prefeita, gestor e demais representantes da Semed, professores, diretoras, zeladores, merendeiras, vigias e toda a equipe do administrativo da escola.

Como gratidão pela transformação realizada na escola, toda a comunidade se reuniu e presenteou a prefeita Dinair com uma bela e farta cesta de produtos cultivados pelas famílias da localidade. As melhorias ao longo dos anos são reconhecidas pelos moradores e vão além da estrutura física. “Hoje a criança chega aqui nessa escola com 3 anos de idade e, se quiser permanecer, só sai daqui ‘pra’ ir pra universidade, porque até ensino médio já temos aqui ‘pra’ nossos adolescentes”, compartilha o líder comunitário da região, Sr. Tarcilio.

Ao todo, foi investido o valor de R$ 1.374.051,53 pela Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, para a reforma e ampliação da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, incluindo a construção e cobertura da quadra da escola, que também atende a comunidade. “As melhorias feitas na nossa escola, e tantas outras, refletem o quanto essa gestão é compromissada”, comenta a diretora Carla Marcia Carvalho.

A unidade de ensino possui nove salas de aula, biblioteca, sala de recurso, sala de professores, diretoria, cantina, dois banheiros para alunos, dois banheiros adaptados para PDC, dois banheiros para professores, dispensa, dois depósitos, videomonitoramento e a quadra esportiva. Serão atendidos, na instituição de ensino, 374 da educação infantil ao ensino fundamental (maternal 2 ao 9° ano) e 81 alunos do ensino médio (1° ao 3° ano).