24 de abril de 2024

Semana de Combate ao Trabalho Infantil Doméstico promove atividades no município

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), entre os dias 23 a 25 de abril, estão desenvolvendo atividades na Rede de Assistência Social e nas escolas municipais.

Na manhã desta quarta-feira (24), a equipe esteve na Emef Benedito Silvestre com os alunos do 7º ano desenvolvendo uma atividade educativa sobre a definição do trabalho infantil doméstico. “O principal objetivo é desenvolver o protagonismo infantojuvenil. Eles serão multiplicadores da mensagem da campanha”, afirma Jéssica Vieira, coordenadora do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Os alunos assistiram o curta-metragem “Vida Maria” e desenvolveram projetos em cartolina.

A campanha tem como objetivo mostrar as definições do que é o trabalho infantil e a forma de combater. É trabalho infantil doméstico, de maneira geral, atribuir responsabilidades de um adulto a uma criança; de forma mais esclarecedora, é permitir que a criança deixe de ir à escola para realizar tarefas como: manter a limpeza diária da casa, cuidar dos irmãos mais novos, fazer as refeições da casa, ou qualquer outra atividade que atrapalhe os estudos e o lazer das crianças e dos adolescentes, e que ainda envolvem punições ou chantagens.

A atividade contou também com a participação dos alunos do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes do município. Os representantes tem a missão de propagar as demandas e campanhas para a comunidade escolar. “Eles falam de igual para igual, isso facilita muito”, afirma a assistente social, Jéssica.