22 de abril de 2024

Prefeitura de Timon dá início à vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos

Rutiele da Silva não perdeu tempo e, cedo da manhã desta segunda-feira (22), levou filhos e sobrinhos para serem imunizados contra dengue na Unidade Básica de Saúde do Parque Alvorada. A Prefeitura de Timon iniciou hoje a vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

“Eu vi que a Prefeitura ia começar a vacinação e vim longo com filhos e sobrinhos, pois a dengue está aí crescendo e não perdi a oportunidade. É uma alegria ver que eles se vacinaram. Com a vacina e a gente cuidando dos nossos quintais para o mosquito não proliferar, vamos vencer”, destaca Rutiele Silva.

O Édson André também fez questão de levar a filha, a Maria Tereza, 12 anos, para tomar a vacina contra a dengue logo no primeiro dia da campanha de vacinação. Apesar da pouca idade, a adolescente sabe da importância da imunização.

“Sabemos que a dengue tem muitas complicação e se vacinar é muito importante para evitar óbitos”, disse Maria Tereza. A adolescente foi vacinada na UBS Parque Piauí.

A vacinação contra a dengue, em Timon, é realizada nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Piauí I(Rua 5), Marimar, Flores e Parque Alvorada (ao lado da Emef João Fonseca Maranhão).

“Os imunizantes são disponibilizados de segunda a sexta-feira, de 8h até 11h30 e de 13h30 as 16h. É muito importante que o público-alvo compareça aos pontos de vacinação. A vacina é segura, composta por diferentes sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue”, ressalta Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses. Quem teve dengue, só pode tomar a primeira dose do imunizante após seis meses da doença.

A vacinação contra a dengue segue até o dia 30 de abril ou enquanto durar o estoque.

Para receber o imunizante é necessário apresentar RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência de Timon e cartão de vacina.