22 de abril de 2024

Timon realiza semana de combate ao Trabalho Infantil Doméstico

Entre os dias 23 a 25 de abril a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), com o cofinanciamento do Programa Itaú Social e demais parceiros da administração pública desenvolverão atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e nas escolas municipais. Todas as ações serão realizadas com o objetivo de reforçar a campanha e agregar novos componentes à luta pela proteção das crianças e adolescentes. Nesta terça-feira (23), a programação inicia no CRAS Parque Piauí, Residência Inclusiva, e em cinco unidades escolares, todas no turno da manhã.

Dia 27 de abril é o Dia de Combate ao Trabalho Infantil Doméstico. O assunto ainda causa muitas dúvidas, a maior delas divide opiniões: a diferença entre o trabalho infantil doméstico e as atividades domésticas educativas. Um bom exemplo define melhor essa questão. É trabalho infantil doméstico, de maneira geral, atribuir responsabilidades de um adulto a uma criança; de forma mais esclarecedora, é permitir que a criança deixe de ir à escola para realizar tarefas como: manter a limpeza diária da casa, cuidar dos irmãos mais novos, fazer as refeições da casa, ou qualquer outra atividade que atrapalhe os estudos e o lazer das crianças e dos adolescentes, e ainda envolvem punições ou chantagens.