• Portal da Transparência

2 de abril de 2024

Índice de Oportunidades Educacionais: Timon alcança 1º lugar no Maranhão pelo segundo ano consecutivo

Resultado é baseado nos municípios com mais de 100 mil habitantes

 

Responsável por mapear os avanços na educação ofertada pelos municípios, estados e Distrito Federal, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) é o retrato das Redes de Ensino públicas e privadas. Em Timon, essa realidade vem sendo mudada exponencialmente, fazendo com o que o município atingisse a primeira colocação por duas medições consecutivas, referentes aos anos de 2021 e 2023. 

 

O Índice é oriundo da última análise nacional, realizada em 2023, em que Timon alcançou a nota de 4,7. Em 2019, o município ocupava a 3º posição, mas avançou em ritmo acelerado e conquistou 1º lugar apenas 2 anos depois (2021). O resultado foi alcançado através de investimentos em qualidade de ensino e ampliação da Rede, ações que continuam sendo impulsionadas e que garantiram a permanência de Timon no topo do ranking em 2023. 

 

O IOEB se baseia em fatores que consistem nas condições dos sistemas de ensino que atendem crianças e jovens, representados pela proporção de professores com nível superior, duração da jornada escolar, proporção de diretores estáveis na mesma escola por três ou seis ou mais anos e pela proporção de crianças entre 4 e 6 anos matriculadas na educação infantil. Também é levado em consideração o desempenho dos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Alcançar esse resultado mostra que os investimentos realizados pela Prefeitura de Timon estão gerando mais oportunidades para nossas crianças e adolescentes em idade escolar, e que o município vem cumprindo o papel de garantir escolas dignas e ensino de qualidade para esse público.”, pontuou a Prefeita de Timon, Dinair Veloso.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura