• Portal da Transparência

22 de dezembro de 2023

Timon 133 anos: Educação de referência e cidadãos com futuro promissor

“Meu nome é Isaac Vinicius e eu sou aluno do Nazaré Rodrigues, uma Escola de Timon. Foi aqui que eu me aprofundei, com a influência da coordenação, na área das ciências. E também foi por aqui, que eu fiz a prova da Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia e conquistei a medalha de prata.”

A realidade de Isaac, estudante da Rede Municipal de Ensino, soma-se às centenas de histórias de sucesso construídas, por meio da educação no município de Timon. Além da honraria de peso nacional, o medalhista garantiu uma bolsa de incentivo à pesquisa do Governo Federal no valor de R$ 300, válido para 2023 e 2024.

“Aqui tem muitos profissionais qualificados, que estão sempre tentando ajudar em tudo que a gente vai precisar pra hoje e pro futuro. Com a estrutura que a gente tem hoje na educação, eu vou ser um cidadão melhor para a minha cidade, e eu acredito que eu posso ser o profissional que eu quiser.”

 

Sânida Silva, mãe do Isaac e de mais três, relata que todos os filhos estudaram na rede pública e que as escolas municipais tiveram grande impacto em suas formações. Atualmente, três de seus filhos estudam na Escola Nazaré Rodrigues e um, que também já passou pela instituição, cursa Engenharia Mecânica pelo Prouni.

“As professoras daqui são mães e eu tenho muito orgulho, tanto do Isaac como dos outros, que também estudam aqui. E além deles, eu tenho outro rapaz que também estudou aqui e passou no Prouni. Isso é um orgulho para qualquer mãe, e eu só tenho a agradecer a Deus e à cidade de Timon, pela educação que nós temos.”, pontua Sânida Silva.

Outra história que retrata o poder de transformação da educação timonense é a de João Pedro, aluno do Colégio Militar Tiradentes V. O estudante foi selecionado no Parlamento Jovem Brasileiro 2023, e representou o Maranhão na Câmara dos Deputados, em Brasília – DF.A conquista foi alcançada após o aluno desenvolver um projeto abordando a inclusão educacional de neurodivergentes, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia, entre outros.

“Segundo o historiador e escritor brasileiro Leandro Karnal, ‘é no conhecimento que existe uma chance de libertação’. Então, para mim, como um estudante de baixa renda, vindo de família financeiramente pobre, a educação é mais que um ato de libertação, ela é a transformação e oportunidade. Desde pequeno fui ensinado que esse é o único caminho para mudar o mundo e para o acesso a uma vida digna, e ser selecionado no Parlamento Jovem representa consolidação de tudo isso.”, explicou João Pedro.

Nesses 133 anos, Timon comemora, entre tantos avanços, importantes conquistas na educação e segue investindo para que mais pessoas consigam trilhar um futuro promissor.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura