15 de dezembro de 2023
Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Timon vence desafio nacional do selo Unicef

Timon segue se destacando nacionalmente pelo desenvolvimento de ações que transformam a vida das pessoas. Por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, o NUCA, o município venceu o desafio Mutirão de Oportunidades 2.0, iniciativa do Selo Unicef, que visa qualificar profissionalmente adolescentes matriculados em escolas da Rede Pública.
Na prática, os municípios adeptos do desafio devem promover o maior número de inscrições e certificações nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Selo Unicef, que inclui temáticas sobre primeiro emprego, elaboração de currículo profissional, profissões do futuro e empreendedorismo.
Em Timon, 235 estudantes da Rede Municipal se inscreveram, somando mais de 1.720 horas/aulas assistidas, quantitativo que resultou no primeiro lugar entre todos os municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes, com uma diferença de mais de mil horas/aulas em relação ao segundo colocado, que só acumulou 424 h/a.
De acordo com Rejane Lima, mobilizadora do NUCA, os cursos foram direcionados, gratuitamente, a estudantes de 6º ao 9º ano, visando capacitá-los profissionalmente e ampliar o nicho de oportunidades no mercado de trabalho.
“Pra gente isso é muito incrível, porque não são todos que conseguem, nosso município que conseguiu. Isso é maravilhoso, porque a gente não só participou, como conseguiu ganhar. É um projeto muito legal, a gente super gosta e super apoia. E a gente espera que venham cada vez mais atividades pra gente. Eu estou muito orgulhosa e muito feliz, não só por ter ganhado, mas por ter participado.”, comemorou Evyllin Vieira, membro do NUCA.

“Eu gostei muito de participar, porque eu aprendi muitas coisas e quero continuar aprendendo. Me sinto bem e fico super feliz com essa vitória de Timon.”, completou Bruno Guilherme, que também participa do NUCA.


