O público alvo são as crianças e foram justamente elas, que lotaram o auditório Professor Wall Ferraz, na noite desta quinta-feira (31.08). Cerca de 500 famílias timonenses serão beneficiadas com a adesão do município ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal.
Crianças de 0 a 6 anos e suas famílias contarão com mais um reforço para o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, através da Prefeitura de Timon e suas secretarias, responsáveis pela execução do programa.
Abrindo a noite, os jovens do grupo Boizinho Flores, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Bairro Flores, fizeram uma apresentação folclórica no auditório.
A coordenadora do Programa Criança Feliz em Timon, Maria Ednalva de Moura Luz, explicou aos pais e responsáveis os novos benefícios destinados as famílias. “No Brasil, a meta de atendimento até 2018 será de 4 milhões de crianças. Em Timon temos uma meta de 500 famílias, que devem ser assistidas pelo programa. O governo municipal contratou 16 visitadores e 02 supervisores, que são responsáveis pelas visitas domiciliares, identificação de demandas e articulação intersetorial para facilitar o acesso das famílias a serviços e direitos e reduzindo assim, as desigualdades de acessos”, comentou.
O Programa trabalha com o fortalecimento dos vínculos, estimulando o desenvolvimento infantil e potencializando a capacidade protetiva das famílias, além de fortalecer a atenção às famílias do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e crianças assistidas em serviços de acolhimento em razão de aplicação de medidas protetivas (Lei nº 8.609/1990) e suas famílias; integrando os serviços, benefícios e as políticas. Durante a solenidade as visitadoras receberam das mãos do Prefeito Luciano Leitoa e demais autoridades os kits com o material necessário para as visitas domiciliares.
De acordo com a gestora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Rosário Leal, o Criança Feliz vem com a proposta de um programa intersetorial. “A ideia do programa é que através de uma visita e seja detectado o que a família está precisando, dando assistência integral”. No Maranhão foram muitos municípios contemplados com a adesão ao Programa. Timon foi um deles, através de esforço e atenção em ampliar o atendimento no que diz respeito a melhorias para a população, foi um dos municípios contemplados. A adesão aconteceu em 2016 e desde então vem sendo realizadas diversas capacitações aos profissionais que vão lidar diariamente com as ações propostas.
O Prefeito Luciano Leitoa lembrou que o programa é muito importante e que “a falta de informações de algumas políticas públicas fazem com que certas famílias desconheçam seus direitos”. Ele reforçou o papel dos profissionais e garantiu o funcionamento das ações através da integração entre as entidades envolvidas: Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEJ), Fundação Municipal de Cultura (FMC) e Conselho Municipal.