19 de julho de 2017
Ipmt participa de capacitação para implantação do E-social

Da esquerda para a direita: Meirielle Gomes – diretora administrativa do IPMT, Eduardo Tanaka – auditor da Receita Federal, Lívia Raquel – diretora de benefícios do IPMT e Luís Nunes – assessor especial do IPMT.
Durante todo o dia de ontem (18/07), a equipe do Instituto de Previdência do Município (IPMT) participou de uma capacitação para implantação do E-social, que aconteceu no auditório da Justiça Federal do Piauí, com a presença do coordenador Nacional do e-Social, Eduardo Tanaka. Duas palestras foram ministradas com os seguintes temas: “O que é o e-Social – nivelamento e situação atual” e “Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída – EFD REINF”.
O e-Social é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelos empregadores, dentre eles os órgãos públicos, em relação aos seus empregados e servidores, tendo como objetivo substituir diversos documentos, tais como GFIP, RAIS, DIRF, PPP, entre outros.
“O IPMT, desde o ano de 2016, vem se qualificando para receber o e-Social no instituto, que a partir de 2018 será de uso obrigatório nos órgãos públicos”, afirma Lázaro Martins, presidente do órgão.