26 de janeiro de 2017
No IPMT, palestra ‘Janeiro Branco’ aborda temas como equilíbrio e ansiedade

O expediente nesta quinta-feira no Instituto de Previdência Social de Timon – IMPT iniciou de maneira diferente. A palestra “Janeiro Branco: Os efeitos psicossociais desencadeados pelo stress, ansiedade e a busca pelo equilíbrio”, ministrada pelo psicólogo especialista em saúde mental, José Augusto Ribeiro, trouxe um tema importante e esclarecedor para os servidores da prefeitura e aposentados.
“Todos nós temos problemas de todos os tipos, e diariamente temos que enfrentá-los. O mais importante é romper as barreiras do consultório e discutir e desmistificar o conceito de doença mental”, explica José Augusto.

O Janeiro Branco é uma campanha voltada para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, começando pelo controle e equilíbrio psicológico; tem como lema ‘quem cuida da mente, cuida da vida’. Os dados dessas questões são alarmantes: segundo a previdência social, transtornos mentais como ansiedade e depressão são a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil. “É muito importante abordar um tema como esse; serve para prevenção de muitos problemas posteriores, além de nos fazer enxergar as coisas de outra maneira”, afirma Lívia Raquel, servidora do instituto.
Essa palestra faz parte da primeira ação deste ano do Programa Pós-aposentadoria, que segue acontecendo no instituto. “Estamos dando continuidade, sempre pensando em promover atividades para os servidores e principalmente para os aposentados que estão iniciando uma ‘travessia’, uma passagem para um novo estilo de vida com uma rotina diferente, onde antes eles produziam diariamente e agora estarão recebendo pelos anos de trabalho e dedicação”, enfatiza Lázaro Martins, presidente do IPMT. Lázaro antecipa ainda que novos cursos e oficinas voltados para o desenvolvimento de novas habilidades para os aposentados acontecerão ao longo de 2017.


