29 de março de 2016
Aposentadas recuperam autoestima após participarem de curso no IPMT

O projeto “Pós Aposentadoria” formou sua primeira turma nesta terça-feira, 29 de março. A Prefeitura de Timon, por meio do Instituto de Previdência (IPMT) ofertou gratuitamente um curso de ‘Vagonite em Fita’ para aposentadas e pensionistas. O objetivo da capacitação é tirar da ociosidade as inativas, além de garantir novas perspectivas a elas. A socialização e o acolhimento são as novas filosofias do Instituto.

Dona Maria da Conceição e Janete Sousa são exemplos de que a terapia ocupacional ofertada pelo poder pública, melhora a qualidade de vida das pessoas: “Entrei nesse curso com problemas de saúde. Fui diagnosticada com depressão, entrei cabisbaixa e após fazer essas aulas, ganhei uma nova família. Hoje dou risadas, sou mais feliz e sou bastante grata”, comentou Maria da Conceição.

O curso com fitas foi o primeiro de outros que serão ofertados pela Prefeitura de Timon. Novas capacitações já estão sendo preparadas na área da informática, por exemplo, além da promoção de atividades físicas. O presidente do IPMT, Robson Parentes, comenta a nova fase da gestão: “Essa ação já estava dentro de um plano de trabalho elaborado ainda em 2015, para ser executado em 2016.

O IPMT saiu da parte técnica e partiu para o lado social, pois sabemos que muitos dos aposentados passam por problemas, como a depressão. Aliado a esse trabalho social, está a criatividade da prefeitura em driblar a atual situação financeira que passa o país, uma vez que em tempos de crise precisamos ser criativos”, finalizou.
Para dona Janete Sousa, o curso lhe devolveu a autoestima: “Quando recebi o convite para fazer esse curso, tive receios. Entrei aqui bastante ansiosa e hoje, graças a Deus e à equipe do IPMT, minha situação melhorou e vou continuar participando de todos os cursos que a Prefeitura de Timon oferecer”.
Devido ao sucesso e da importância de ofertar capacitações aos inativos, a Prefeitura de Timon formará novas turmas e em breve divulgará através das mídias oficiais.