16 de maio de 2020

Acompanhe o Boletim Epidemiológico deste Sábado (16.05 – 21h30): Timon registra segundo óbito

O boletim epidemiológico da COVID-19, da noite deste sábado 16.05, em Timon, aponta na cidade 545 casos notificados, 249 casos suspeitos, 205 casos descartados, 91 confirmados, 30 recuperados e 02 óbitos.

O segundo óbito registrado nesta noite trata-se de uma mulher de 75 anos, do Parque Piauí, que possuía hipertensão e diabetes. A paciente foi atendida na tenda de triagem e foi encaminhada para o Hospital do Parque Alvorada no dia 10.05. No dia 14.05, foi transferida para a UPA e na tarde deste sábado, 16.05, foi transferida para leito de UTI do Hospital Alarico Pacheco.

Das 91 pessoas infectadas com o novo coronavírus:

De 0 a 9 anos (1); 10 a 19 anos (5); 20 a 29 anos (20); 30 a 39 anos (35); 40 a 49 anos (14); 50 a 59 anos (7); 60 a 70 anos (5); + de 70 anos (3); Não informado (1);

Entre os casos confirmados na classificação por sexo do paciente:

• Homens (40), o equivalente a 43,96%
  • Mulheres (51), o equivalente a 56,04%

Sobre as pessoas infectadas e confirmadas com o novo coronavírus: (57) pessoas em isolamento domiciliar; (30) pessoas recuperadas; (02) óbitos; (01) pessoa internada em enfermaria; e (01) pessoa na UTI.

Do total de leitos da cidade voltado para tratamento da doença, dos 39 de enfermaria 8 estão ocupados com pacientes de Timon; e dos 12 de UTI, estão ocupados 6, sendo 3 pacientes de Timon e 3 de outros municípios, com casos confirmados e suspeitos do coronavírus.

O boletim epidemiológico da COVID-19 apontou que em Timon as pessoas infectadas com o vírus estão presentes em 34 bairros da cidade. Os maiores números de casos estão nos bairros:

• Parque Piauí (14)
  • São Benedito (7);
  • Santo Antônio (6);
  • Pov. Bom Viver (6);
  • Parque União(6);
  • Parque Alvorada (04).

O boletim epidemiológico também aponta os casos da doença entre os profissionais de saúde: 24 casos confirmados e 10 casos recuperados. Com base no crescimento de casos confirmados e suspeitos da COVID-19, a Prefeitura de Timon está intensificando as medidas de combate e controle ao novo coronavírus.

Estrutura da Rede de Atendimento

Profissionais de saúde treinados para atendimento especializado de pessoas com COVID-19. Todas as unidades básicas de saúde estão aptas a atender a demanda espontânea de pessoas com sintomas característicos da doença. Hospitais equipados com leitos de UTI e ventiladores, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Medidas de Enfrentamento

As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso. Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus.

Medidas preventivas e protetivas

Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas como praças, calçadas e avenidas. Fiscalização realizada pela Guarda Municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa.

Apelo à população

Se a população contribuir com o cumprimento dos decretos, mais rapidamente as atividades serão retomadas.