O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, participou, na manhã desta quinta-feira, 5/03, da abertura do “Seminário– o Ministério Público no fortalecimento do controle social”, realizado em Timon com uma programação envolvendo também entidades de movimentos sociais, conselhos municipais e sociedade civil. As palestras do seminário são voltadas à execução e incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas municipais.
O prefeito Luciano falou da fundamental parceria do Ministério Público para a sociedade. “Atualmente passamos por situações difíceis como o corte de 50% dos recursos federais para assistência social dos municípios, Timon é um deles, mas continuamos investindo em várias áreas. Na educação, por exemplo, os diversos investimentos resultaram nas melhorias dos índices do IDEB. Para isso, é essencial contarmos com parcerias como essa do Ministério Público e também das entidades sociais, pois juntos trabalharemos por mais cidadania”.
Estiveram presentes também, representando o município, a secretária de Educação, Dinair Veloso, secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, e a coordenadora de Direitos da Mulher, Divina Sousa. Na ocasião o diretor de Promotorias de Justiça de Timon, Fábio Menezes, falou da importância da atuação dos conselhos municipais, na busca de implantação de políticas públicas para sociedade. Também ressaltou a atuação dos conselhos e entidades de movimentos socais o presidente do Ministério Público do Maranhão, Luís Gonzaga Martins Coelho.
A programação do seminário contemplou ainda a palestra “Conselhos de Direitos e Conselhos de Políticas Públicas: o que são e para que servem?”, com a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do Maranhão, Sandra Soares de Pontes. Na sequência, o promotor de justiça e diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Marco Amorim, também ministrou palestra. Para concluir as atividades da manhã, houve o momento de perguntas com debates. O seminário será encerrado à tarde, com duas palestras: “Transparência e Lei de Acesso à Informação” e “Orçamento Púbico: Como Entender e Fiscalizar?”.