Os jovens da Escola Mãos Dadas conheceram, na noite desta terça-feira (03), o “Programando Futuros”, um projeto inovador da Prefeitura de Timon desenvolvido pela Agência de Tecnologia, Ciência e Inovação (ATI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O assessor especial da ATI, Vinícius Bezerra, esteve na sede da escola e explicou do que se trata o projeto, que objetiva ensinar a criação de programas de computadores para crianças através de jogos. "Os alunos que estão aqui hoje serão voluntários que ensinarão as crianças que tenham interesse em aprender sobre programação. Esse é um projeto inovador e será implantado em toda a rede municipal, e o ponto de partida está sendo no Mãos Dadas", contou.
De acordo com o assessor, a partir da próxima semana, os jovens já começarão um treinamento, que consiste em aprender a mexer na ferramenta Scratch, que é desenvolvida em laboratório francês especialmente para crianças programar por meio de jogos. Ainda durante a apresentação do projeto, foi exibido um vídeo falando da importância de programar.
"Achei muito interessante essa iniciativa e estou disposto a aprender para ensinar as crianças. Fico muito feliz pelo projeto estar começando aqui pelo Mãos Dadas", comentou o aluno Adriano Lopes.
Programando Futuros
O material didático que será utilizado é da Universidade de Massachusetts, dos Estados Unidos da América. Além de ensinar os alunos a programar, o projeto vai proporcionar aos alunos um aprendizado maior sobre raciocínio lógico, que irão trabalhar mais a concentração.
A atividade será extracurricular e terá duração de um semestre letivo. Os instrutores que ficarão responsáveis pela formação dos jovens serão voluntários e receberão certificados ao final do projeto. A fase inicial é a escolha das escolas que já possuam laboratórios e a estrutura necessária para o início das atividades.