A Prefeitura Municipal de Timon por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (Semdest) reuniu na manhã desta terça-feira (18) professores da Rede Pública Municipal e diretores do SEBRAE – MA para conhecerem as instalações e o trabalho que é realizado pelo Projeto Educativo Mãos Dadas.
O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Timon, terá implantado através da Semdest a disciplina de empreendedorismo. O secretário da Semdest, Victor Hugo, falou sobre a disciplina. “O SEBRAE possui uma metodologia chamada JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) onde se aborda o empreendedorismo do 1º ao 9º ano. Então, cada ano há uma abordagem diferente, mas todos os anos os alunos são incentivados a participarem de atividades que fortalecem a capacidade empreendedora. Esta é a nossa proposta”, comenta.
Os diretores de escolas públicas municipais que estavam presentes puderam esclarecer dúvidas sobre o treinamento que irão receber. Será um curso de 45 horas e, depois de obterem a qualificação, estarão aptos a repassarem para os estudantes todo o conhecimento adquirido.
O Gerente de Operações do SEBRAE do Maranhão, Mauro Borralho, comentou sobre o trabalho desempenhado no projeto e de que maneira os professores irão atuar junto aos alunos. “Nós não tínhamos conhecimento de toda a dimensão do projeto, estamos maravilhados e sairemos daqui com as melhores das intenções. Através do JEPP iremos realizar uma capacitação com os professores e serão eles que irão trabalhar o empreendedorismo com os jovens, de acordo com cada ano e faixa etária, uma vez que em cada série será um material apropriado para a idade”, finaliza.
Projeto Educativo Mãos Dadas
O projeto está implantando em Timon desde 2006 e fica localizado no bairro Parque Alvorada, uma idealização do padre italiano Armindo Dinis, que preside a Associação Daniel Comboni há 13 anos.
Hoje são 72 colaboradores que ajudam para que a obra mantenha-se funcionando. A escola funciona em regime de tempo integral, onde os alunos além, das aulas, aprendem diversas outras atividades como balé, informática, badminton e outros.