25 de maio de 2017

Timon cresce com a ajuda dos produtores Rurais

Dia do produtor rual

Diante das dificuldades e atenta às necessidades dos moradores da zona rural, a Prefeitura de Timon tem intensificado o incentivo aos pequenos produtores rurais para fomentar o mercado de insumos, além de gerar renda para quem tem uma vocação natural para o cultivo de alimentos. Comemorando o Dia Nacional do Produtor Rural, 25 de maio, a gestão municipal parabeniza esses homens e mulheres que ajudam no desenvolvimento da cidade e transformam a luta diária em alimentos de qualidade.

Entre muitas ações que vêm sendo realizadas desde os primeiros anos da atual gestão, é possível destacar o incentivo à agricultura familiar. Com uma equipe capacitada e atenta às reais necessidades da população da zona rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, com a parceria da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), tem dado suporte integral aos produtores, com assistência técnica, distribuição de grãos, mecanização do campo e viabilidade de novos projetos que possam contribuir ainda mais com a evolução, como é o caso dos projetos Mais Caju, Mais Carne e Mais Irrigação.

A mecanização do campo tem proporcionado mais rapidez no preparo da terra em muitas localidades da zona rural. Isso tem viabilizado um manuseio mais fácil da terra e, como consequência, mais áreas plantadas. Os cultivos de feijão, milho, mandioca, melancia, abóbora, banana, quiabo, pimentas, criação galinhas, bodes e carneiros estão entre as atividades mais produtivas. A proposta é ampliar a agricultura familiar para gerar renda e garantir que a produção chegue em maior quantidade ao cardápio da merenda escolar do município.

“Eles [produtores rurais] terão nossa ajuda para se desenvolverem. Um de nossos papéis é trazer novos incentivos para essas pessoas que trabalham diariamente com as mãos na terra. Eles são responsáveis por levar o alimento para a mesa de muitas famílias e temos que apostar neles, trazendo as condições necessárias para o plantio. A merenda escolar, por exemplo, absorve boa parte dessa produção. Isso impacta na economia também e faz a cidade crescer”, disse o prefeito de Timon, Luciano Leitoa.