5 de maio de 2017

Em outubro, Timon será a capital maranhense da Ciência e Tecnologia

A ideia de realizar o evento na cidade partiu do prefeito Luciano Leitoa e do secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonata Almada, e foi determinada pelo Governador Flávio Dino

842A5862

Nesta quinta-feira (04), a Prefeitura de Timon, em parceria com o Governo do Estado, deu largada à 14º Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2017. Com o tema “A Matemática está em Tudo”, o município recebe o projeto com uma das mais ousadas propostas desde sua criação. Com quase cinco mil metros de espaços disponíveis aos visitantes e dois mil de pavilhão climatizado, a Semana da Ciência promete ser uma das maiores já promovidas no estado.

842A5820

Conhecida por seus investimentos em Educação, Timon terá este ano a responsabilidade de elevar o estado no ranking nacional e regional. Atualmente, a Semana da Ciência do Maranhão ocupa a segunda posição no Nordeste e a sexta colocação nacional. Para a coordenadora do evento no Maranhão, Alessandra Moraes Rego, as expectativas são animadoras, já que em 2016 o evento teve um público de mais de 35 mil visitantes na cidade de Imperatriz.

_EDI5860

“A Prefeitura de Timon é nossa grande parceira. Acreditamos que a cidade vai superar o que já realizamos nas edições anteriores. O foco da semana é justamente chamar atenção da sociedade para que os nossos produtores de conhecimento mostrem o que é produzido no estado e tendo como destaque a Matemática, que de fato é a base para produção de todo conhecimento científico”, afirmou o secretário de ciência e tecnologia do Maranhão, Jhonata Almada.

_EDI5795

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Agência de Tecnologia e Informação (ATI) são parceiros na realização da Semana Científica. Encerrando a solenidade de abertura, o prefeito Luciano Leitoa falou da contribuição municipal e do desafio de promover um dos eventos mais importantes do estado.

_EDI5797

“Não temos dúvidas que será o maior evento do Maranhão, porque aqui em Timon a gente não faz nada feio. Acredito que nesse momento difícil que estamos passando, com sérias dificuldades, a tecnologia pode nos ajudar bastante para que possamos enfrentar vários desafios”, comentou o prefeito.

842A5943

Durante o lançamento, os convidados assistiram à palestra do professor pós-doutor Ralph Costa. Com o tema “Panorama da visão computacional ou ilusão de ótica também é ciência”, o palestrante prendeu a atenção de quem assistia, inclusive do prefeito. Na prática, foi possível ver através das explicações do convidado que ciência está presente em quase tudo e é importante discutir e popularizar alguns assuntos para a sociedade.

_EDI5821

_EDI5845