“Eu nem sabia o nome desse brinquedo, só via na televisão e nunca tinha brincado”. O relato é de um garoto de 12 anos, o José Carlos, que esteve na conhecida Praça do INSS de Timon nesta sexta, 27 de novembro, durante a realização do Todos por Timon. O brinquedo do qual ele está falando é um pebolim, um dos jogos de mesa que foram levados à praça pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Semej).
Além do pebolim, estavam fazendo a alegria da criançada jogo de xadrez, mesa de sinuca infantil, futebol de botão, cama elástica, piscina de bolinha e tênis de mesa. E a diversão não parou por aí: as crianças também puderam passear no trenzinho da Semej, animado com personagens da Disney. A primeira viagem do trenzinho no dia contou com a presença do prefeito Luciano Leitoa, que aproveitou para passear junto com as crianças, ao lado da primeira dama Aldeneyde Sousa e do secretário da Semej, Lucélio Mendes. Canções e brincadeira também animaram os pequenos, em momentos de recreação promovidos em parceria com alunos do curso de Educação Física do Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM.
Mas a manhã não foi apenas diversão para as crianças. Serviços essenciais também fizeram parte da programação do evento, como emissão de documentos. O entusiasmado José Carlos que brincava no pebolim também aguardava para emitir sua carteira de identidade. “Eu vim com minha mãe. Ela está guardando minha vez na fila pra eu tirar minha identidade. Depois daqui ainda vou pintar o rosto também”, relatou o garoto animado.
O Todos por Timon é um evento realizado pela Prefeitura que vem levando serviços essenciais aos bairros. Nesta sexta-feira (27), está sendo a vez da comunidade da região da Rua 100 e adjacências. Os moradores dessa área já conhecem o trabalho da Secretaria de Esporte. Um dos polos do projeto ‘Atletas de Futuro’ funciona no campo de futebol Valdomiro Moreira de Oliveira, conhecido como ‘Campo dos Abóboras’.
“Os jovens daqui já contam com aulas de badminton e futebol. Com a reforma da quadra poliesportiva, nós vamos ampliar a oferta, e as crianças vão poder contar também com aulas de futsal, voleibol e handebol”, garante o secretário da Semej, Lucélio Mendes.