• Portal da Transparência

10 de agosto de 2023

Abastecimento de água: limpeza, manutenção e melhoria na qualidade beneficiam zona Rural de Timon

Na zona Rural de Timon, as caixas d’água são o principal meio armazenamento utilizado nas comunidades e necessitam de cuidados específicos quanto à higienização. Por essa razão, a Prefeitura, por intermédio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realiza periodicamente mutirões de limpeza nesses reservatórios, a fim de manter a qualidade da água consumida pela população e de colaborar com a saúde dos moradores.

Desde o início do ano, os mutirões já beneficiaram mais de trinta povoados. Com o intuito de não deixar as famílias sem abastecimento, as limpezas estão sendo realizadas conforme os ajustes na agenda e às necessidades de cada comunidade.

Geralmente, a água que fica armazenada e é utilizada para higiene pessoal, preparo de alimentos, limpeza, lavagem de roupas e demais necessidades. Assim, a higienização é importante, pois envolve questões de saúde, além de diminuir a incidência de problemas técnicos, como explica a presidente do Saae, Levina Vieira.

“A falta de limpeza, somada à umidade, provoca a proliferação de microrganismos que afetam a saúde, podendo provocar desde uma simples dor de barriga, até doenças mais graves. Além disso, pode gerar problemas técnicos, como o entupimento da tubulação por conta de sujeira acumulada. A higienização, portanto, indispensável.”, explica Levina.

Junto à limpeza, o Saae também está realizando a instalação de equipamentos elétricos com o intuito de diminuir a queima provocada por oscilações de energia. “Isso diminui, inclusive, o custo de energia”, acrescenta a presidente do Saae.

Projeto Água de Beber

Para um resultado ainda mais eficaz em relação à qualidade da água consumida pela população, o Saae segue com o Projeto Água de Beber, que distribui, às famílias, filtros de barro e hipoclorito de sódio.

Dentre as vantagens desse tipo de filtro, estão: alta eficiência por apresentar filtragem lenta (os micro-organismos e bactérias são praticamente todos eliminados e há maior a remoção de substâncias indesejáveis); eficiência na retenção de chumbo, ferro, alumínio, pesticidas e cloro; não precisar de energia para funcionar, e ter a manutenção mais simples.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura