• Portal da Transparência

23 de maio de 2023

Justiça Restaurativa é implantada para mediação de conflitos nas escolas

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação, se tornou adepta do método de Justiça Restaurativa para a mediação de conflitos nas escolas da Rede. A solenidade de abertura das atividades foi nesta segunda (22), na Escola Municipal Raimunda de Carvalho Sousa.

A Justiça Restaurativa é uma metodologia que pode ser aplicada em diferentes âmbitos da sociedade, com o intuito de reparar e recuperar o indivíduo causador e restaurar as boas relações entre todos os envolvidos.

“Além da solução de conflitos, a Justiça Restaurativa visa a transformação, com a oitiva de todas as pessoas atingidas direta e indiretamente pelo conflito. No âmbito da Justiça Restaurativa, se tem um espaço de fala para todos os envolvidos. Com isso vem não só a punibilidade e a responsabilização, mas também a transformação da pessoa, para que ela não volte a praticar aquele mesmo delito, e com isso você está evitando novos conflitos.”, disse o Dr. Simeão Pereira, juiz da Vara da Infância e Juventude de Timon.

A Justiça Restaurativa em Timon chegou por meio de um curso destinado a técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social, membros do Poder Judiciário e Conselheiros Tutelares. Os participantes da capacitação passaram a atuar como facilitadores desta metodologia e, durante toda esta essa semana, realizarão círculos de diálogos em dez escolas da Rede Municipal. A expectativa é de que a prática desses círculos se torne habitual no município.

“Muitas vezes, coisas pequenas, quando levadas à justiça, se tornam maios O intuito desse método é fazer com que os pequenos conflitos sejam resolvidos pela própria equipe de facilitadores.”, explicou o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura