• Portal da Transparência

4 de maio de 2023

Ronda Escolar, videomonitoramento e prevenção ao bullying são pilares contra a violência nas escolas de Timon

A escola é uma instituição que preza, em sua essência, pela aprendizagem, harmonia e garantia de direitos. Todos os dias, pais e responsáveis de quase 30 mil alunos de Timon enviam os filhos para as escolas municipais com a expectativa de que, nesse ambiente, eles tenham a oportunidade de se tornarem bons cidadãos.

Com essa perspectiva, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), não mede esforços para garantir a segurança e o bem-estar físico e emocional de toda a comunidade escolar. Além de escolas confortáveis e bem equipadas, o município tem investido, também, em ações de enfrentamento à violência e ao bullying.

A Ronda Escolar, iniciativa oriunda do termo de cooperação técnica entre Prefeitura e Polícia Militar do Maranhão, é uma das ações que têm demonstrado grande eficiência. Todos os dias, agentes da corporação realizam patrulhas no entorno dos centros de ensino, conversam com alunos e, até mesmo, ministram palestras de conscientização. Nos últimos dias, a Guarda Civil Municipal também tem dado amplo suporte à patrulha preventiva.

“A gente atende todas as escolas na Zona Urbana e Rural, para dar essa tranquilidade pra nossa população. Os policiais, além de fazerem abordagens fora das escolas, adentram às instituições e dão orientações para os diretores, professores e alunos. E agora, por meio da operação Escola Segura, nós estamos ampliando esse trabalho com o nosso policiamento ordinário.”, disse o Ten. Cel. Souza, Comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, em Timon.

Conjuntamente, o Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) da SEMED mantém um calendário anual de atividades voltadas para o combate ao bullying e para saúde mental e garantia de direitos. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que trabalham em parceria com órgãos de saúde e de proteção da criança e do adolescente.

“Diariamente, nós visitamos escolas, promovemos palestras e rodas de conversa, realizamos intervenções em situações de conflito, identificamos vulnerabilidades sociais ou emocionais e encaminhamos para os órgãos responsáveis, desenvolvemos o trabalho de busca ativa escolar, visando combater a evasão, porque entendemos que a escola tem o poder de transformar, então, ninguém pode ser deixado pra trás.”, disse Iranilson Araújo, coordenador do NAE.

Outro importante investimento foi a instalação de videomonitoramento em todas as escolas municipais, que está em fase de conclusão. O sistema conta com câmeras de alta definição, monitores de vídeo, gravações com duração de até 30 dias, bem como duas centrais de monitoramento das escolas em tempo real, funcionando na sede da Secretaria de Educação e na Guarda Municipal.

“Além dos investimentos, a Prefeitura está elaborando um protocolo, junto às forças de segurança de Timon, que define um plano de ação em casos de ameaças ou violência nos centros de ensino. O protocolo está sendo executado com a contribuição de vários atores, como as Secretarias Municipais de Educação, Governo, Saúde e Segurança, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Timon (SINTERPUM), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil.”, explica o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

 

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura