7 de dezembro de 2022

Juventude Timonense e o incentivo ao futebol feminino no município

O protagonismo feminino tem alcançado todas as esferas da sociedade e, em Timon, as meninas do Juventude Timonense são destaque no futebol, colecionando títulos, representando o município em competições regionais e nacionais. Formada por atletas de 16 a 37 anos, o time é a cara do futebol feminino timonense, que conta com total apoio da Prefeitura de Timon para continuar incentivando futuras atletas a acreditarem no potencial do esporte para a vida.

Fundado no ano de 2004, o time participou pela primeira vez de uma competição oficial no ano de 2008, sendo campeão maranhense em 2019, disputando o campeonato brasileiro em 2020 e tricampeão da Copa Batom em Teresina.

“É um time forte, que vem colecionando títulos ao longo dos anos. A maioria das atletas que formam o time é de Timon, sendo convidadas ou porque fizeram teste para entrar na equipe. A prefeita Dinair Veloso é comprometida com o nosso time, principalmente para os jogos fora de Timon, temos total apoio, é uma grande parceira. Se não fosse o apoio dela, esse time já teria fechado as portas, pois a estrutura para manter tudo isso é muito grande”, afirma Jorge Simplício, presidente do Juventude Timonense.

De acordo com Felipe Andrade, secretário municipal de Esportes, o time federado do município, que participa do campeonato maranhense de futebol feminino, conta com o apoio total da Prefeitura. “Ajudamos com ônibus quando os jogos são fora da cidade, com alimentação das atletas durante a participação nas competições e hospedagem”, enumera.

Yngrid Ravena, de 16 anos, é uma das atletas do Juventude Timonense e conta com animação sobre a preparação para o Campeonato Maranhense de Futebol Feminino. “Nossa rotina de treinos é muito boa, somos como uma família e todas jogam bem. Estamos 100%, pois a gente se esforça muito para poder ganhar. Agradeço primeiro a Deus e depois à Prefeitura de Timon, que ajuda muito o nosso time”, reforça.

De roupeiro a treinador aos 17 anos de idade, Isack Simplício tem a tarefa de comandar o time do Juventude Timonense. O mais jovem treinador de futebol feminino do Brasil ressalta que os bons resultados do time são consequência da dedicação e esforço das atletas.

“Agradeço primeiro a Deus por estar no comando desse time, comecei com 14 anos como roupeiro e hoje assumindo o posto máximo como treinador. Agradecer as jogadoras por compreenderem a filosofia do time, tem sido uma experiência boa treinar todas elas e tendo bons resultados. O importante é sempre manter os pés no chão”, comemora Isack Simplício.