• Portal da Transparência

6 de novembro de 2021

Estudante do Colégio Militar  de  Timon   é  medalhista de Ouro  na Olimpíada Brasileira de Robótica 

O estudante do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar Tiradentes V, Ademar Carlos Nunes, foi   medalhista de ouro  da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2021. A Olimpíada é voltada para estudantes da rede pública e privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o país. 

 

O estudante conta que sempre gostou de robótica e estudar assuntos que envolvem tecnologias. 

“Eu sempre tive interesse em fazer atividades extracurriculares, pois sempre gostei muito de robótica. Acredito que esse com essa conquista, eu vou colher bons frutos. Estou muito feliz”, explica o medalhista.

 

As provas da Olimpíada Brasileira de Robótica foram realizadas no mês passado, com a participação de 117 mil alunos de todo o Brasil, divididos em seis níveis, de acordo com o ano escolar que estão cursando.

A professora Andréia Abreu, explica que sempre soube do potencial do  seu aluno,  pela dedicação e empenho nos estudos.

  “O  Ademar  participou da categoria para os alunos do  6º  e 7º  ano, ele sempre foi   disciplinado,  inteligente, talentoso,  sempre  teve   facilidade  em  assimilar conteúdos  e  a conquista  só confirma   que  realmente  ele  é  um  menino de  ouro”,  diz.

 

Ademar  participou da modalidade teórica, na qual testou seus conhecimentos de robótica,  nesta modalidade são realizadas provas que abordam problemas na temática de robótica que possam ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens.

Conforme a diretora, Raione Maria por meio de um campeonato de robótica da própria escola, os alunos são motivados a construírem seus projetos. “Essa Olimpíada foi  muito rigorosa e ele conquistou por mérito mesmo, sempre foi muito disciplinado. Temos na nossa escola uma  tradição importante que é estimular os nossos estudantes a serem protagonistas. Estamos muito orgulhosos com a medalha conquistada pelo Ademar ”, destaca.

 

OBR 2021

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma olimpíada científica brasileira que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica. Ambas procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A OBR ocorre desde 2007. Atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura