• Portal da Transparência

21 de outubro de 2021

Alunos surdos da Rede Municipal e Estadual de Timon vencem desafio do Projeto Saúde Nota 10

Alunos surdos da Escola Municipal Bilíngue Urbano Martins e Centro Educacional Ana Bernardes  participaram  de um desafio dentro do projeto de responsabilidade social Saúde Nota 10, promovido pela  Águas  de Timon. Os estudantes  foram desafiados a produzir  vídeos sobre  o uso consciente da água na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O desafio, que fez alusão ao setembro azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda, consistia em premiar as três melhores produções audiovisuais feitas pelos  discentes. Os materiais foram avaliados por um comitê técnico formado por profissionais de libras, considerando soluções criativas para evitar o desperdício.

O primeiro lugar foi para Matheus Silva, aluno do 1º ano do ensino médio, que levou para casa um tablet. O segundo  João Mateus, estudante do 5º ano  ganhou um vale-presente no valor de R$ 100,00. Já o terceiro classificado foi Arisnaldo de Sousa, que está no 2º ano e ganhou um vale-presente de R$ 50,00.

Para Tadeu Bezerra, coordenador de Operações da Águas de Timon, todos saíram ganhando. “Nosso time abraçou essa versão inclusiva do  Saúde Nota 10. Poder proporcionar a inclusão de alunos surdos, a partir da discussão de temas relevantes, como o uso consciente da água, é algo inédito no município. Já estamos alinhando novos projetos que contemplem a igualdade de oportunidades”, pontua.

 

 

O estudante da Escola Municipal Bilíngue Urbano Martins, João Mateus, acompanhado do seu Intérprete de Libras, Rodrigo Vitalino,  demonstrou sua alegria em  ter participado Projeto Saúde Nota 10.

“ Fiquei  feliz pelo prêmio , quero agradecer a minha escola por  acreditar  no nosso potencial e depois dessa conquista ,não quero mais parar vou continuar produzindo”, disse.

 

 “A Águas de  Timon está de parabéns por essa grande iniciativa que motiva e valoriza realmente a inclusão, em especial para a comunidade surda. O aluno surdo se sente valorizado e capaz de desenvolver suas competências e habilidades, esse desafio de  produzir  vídeos  foi uma ideia maravilhosa, os alunos realmente ficaram envolvidos com  a proposta  e obtiveram um  bom resultado, isso  nos deixa  satisfeitos”, declara a Coordenadora da Educação Inclusiva da SEMED, Andreia Viana.

 

Sobre o Projeto Saúde Nota 10

Desenvolvido pela Águas de Timon desde a chegada da concessionária no município, o projeto Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas públicas a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, uso da água e tratamento do esgoto, a partir de atividades práticas que utilizam recursos tecnológicos e audiovisual.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura