15 de outubro de 2021
Em Timon, Dia do professor é celebrado com homenagem
Ser professor é mais que uma profissão, é aceitar a missão de lutar por um mundo melhor e superar desafios diários. Hoje 15 de outubro, é dia de celebrar aqueles que são responsáveis por transmitir conhecimento e auxiliar na formação de muitas pessoas: Os Professores.
Alguns docentes da Secretaria Municipal de Educação de Timon falaram sobre as alegrias e os desafios que enfrentaram na construção de conhecimentos, em uma sociedade cada vez mais plural e complexa.
O professor efetivo de Língua Inglesa, Eugênio Rego, sempre teve a vocação para o ensino. Há 23 anos, ele atua em sala de aula e cada vez mais tem a certeza que a relação com os alunos é um exercício para formar cidadãos mais críticos e com autonomia.

“A minha vocação é ser professor , é uma profissão que vai além de uma sala de aula, ela exige de nós muita responsabilidade, dedicação, comprometimento, qualificação contínua, autoconfiança, equilíbrio emocional e amor acima de tudo . Lembrando que nesta data celebramos os educadores duas vezes, a primeira pelo desafio que é ensinar durante uma crise sanitária e a segunda pela resiliência durante a adaptação ao novo formato de sala de aula”, diz Eugênio Rego.
“Ser Professor para mim é poder participar da construção social da comunidade que pertenço. Em termos freireanos, ser professor está além de simplesmente reproduzir conteúdos, mas poder fazer parte da formação e crescimento das pessoas”. Uma concepção ao qual acredito e prezo, declara o Professor de Língua Inglesa, Euclydes Filho.

Para os estudantes da EMEF Ney Rodrigues, os professores são grandes referências a serem seguidos. Rayane Daniele Pessoa, de 14 anos, cursa o 9º ano do Ensino Fundamental.
“Pra mim, o professor, é uma das pessoas que eu mais respeito e considero. Tudo que eu aprendi até hoje eu devo aos meus professores, desejo um dia cheio de alegrias e realizações na sua carreira” diz a estudante.

A estudante Luana Sofia, de 12 anos, disse que sempre foi motivada pelos professores a nunca desistir dos sonhos.
“Eu agradeço muito meus professores por estar presente na nossa vida, são bem preparados, na pandemia que foi um período bem difícil, tiveram muita paciência e foram mais vencedores. Minha gratidão a todos os professores”, declara.
