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5 de abril de 2016

Educação: professores participam de capacitação sobre ensino especial

Doze escolas da rede municipal já possuem atendimento especializado para crianças com deficiência

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A sociedade inclusiva é baseada no entendimento e respeito às diferenças. Neste contexto, a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular é apenas um passo para que elas experimentem tudo que as outras têm acesso. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED), por meio da coordenação de Educação Especial, viabiliza capacitações nesta área para o aprimoramento do profissional das escolas da rede.

 

Neste sentido, no último dia 29 de março, gestores e supervisores participaram de uma palestra sobre a Educação Inclusiva e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas do município. A palestra abriu um ciclo de formações sobre o ensino especial. Hoje, e nos dias 06, 07 e 12 de abril, os professores do Ensino Regular e mediadores escolares participam da formação “Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, ministrada pelas coordenadoras da Educação Especial na SEMED, Conceição Ferreira, Lêda Moraes e Danielle Vilarinho.

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Os professores foram divididos em três turmas, duas no centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz e uma turma na U.E. Nazaré Rodrigues. “Dividimos os professores para, assim, atingirmos nosso principal objetivo com efetividade, que é esclarecer como funciona o AEE, além de desmistificar alguns pensamentos, tirar dúvidas sobre sua função e explicar alguns conceitos”, explicou Lêda.

 

“Atualmente, doze escolas da rede municipal de ensino da zona urbana possuem o Atendimento Especializado a crianças com necessidades especiais, mas neste ano, a projeção é para 15 escolas, por isso promover as capacitações é muito importante neste momento”, contou Conceição.

 

AEE

 

O Atendimento Educacional Especializado complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. Porém, é importante que se diga que não é um reforço escolar, pois têm funções próprias do ensino especial.

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