10 de março de 2016
SEMED promove encontros pedagógicos para supervisores da Educação Infantil

Supervisores de ensino das escolas da rede municipal que trabalham com a Educação Infantil participam de encontros pedagógicos nesta e na próxima semana no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. Nesta quarta (09.03), aconteceu o primeiro encontro, que continua nos dias 10, 14, 15 e 16 de março.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Wedelândia Sarmento, esta é uma oportunidade para trocar experiências. “Esses encontros nos trazem a possibilidade de compartilhar conhecimentos, resoluções para possíveis questionamentos, estreitar a relação com as supervisoras e, ainda, discutir as atividades dos planos pedagógicos para a Educação Infantil em 2016”. A coordenação dividiu os encontros em cinco dias para ser realizado com pequenos grupos e, assim, conseguir alcançar um melhor aproveitamento.

AGORA É LEI
É relevante levantar questões sobre a Educação Infantil neste início de ano letivo porque, até o final de 2016, todas as escolas municipais devem incluir crianças a partir dos 4 anos de idade na rede de ensino. A alteração foi feita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Isso quer dizer que a população da Educação Infantil aumentou nas escolas do município, o que exige ainda mais conhecimentos por parte dos gestores e investimento da Prefeitura de Timon na estrutura das creches e pré-escolas.
Em torno 97% das crianças de 4 anos de Timon estão na escola. “Acreditamos que conseguimos cobrir todo o município e as crianças desta faixa etária que não estão matriculadas em escola pública provavelmente estejam estudando em escola particular”, disse Alexandra Morais, assessora técnica.

A Educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
