• Portal da Transparência

24 de fevereiro de 2016

Agentes de Endemias visitam diversos locais no combate ao Aedes aegypti

7

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Timon, por meio da Coordenação de Endemias, vem desenvolvendo um trabalho contínuo de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. Somente nesses dois primeiros meses, foi possível cobrir cem áreas, entre domicílios, estabelecimentos comerciais, praças, borracharias, oficinas, ferros-velhos, terrenos baldios, órgãos públicos e privados, além de algumas localidades da zona rural.

 

O coordenador de endemias, Dolamito Marques, falou que para conter o índice de infestação e acabar de vez com a ação do mosquito os agentes têm atuado nos mais diversos locais, aplicando um produto químico próprio para o combate à larva do mosquito Aedes aegypti.

 

“Esse trabalho constante objetiva eliminar todos os focos do mosquito. Estamos utilizando todas as estratégias para acabar com os criadouros. Em locais onde o carro fumacê não consegue passar, por exemplo, enviamos um agente equipado com um nebulizador costal que é um equipamento que possui o mesmo inseticida utilizado nos carros fumacê. Esse produto elimina os mosquitos adultos”, explicou Dolamito.

 

Segundo o secretário de saúde, Marcio Sá, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve evoluir mais ainda na cidade. “A Secretaria de Saúde se mantém alerta e focada no combate ao mosquito, tanto que estamos realizando todos os sábados, uma verdadeira força tarefa contra o Aedes aegypti, onde os agentes de endemias coordenam equipes formadas por profissionais da secretaria e visitam casas e demais áreas do bairro escolhido a cada semana, para a mobilização. Além do combate efetivo, estamos estudando outras maneiras de eliminar de vez esse mosquito da nossa cidade”, falou o gestor.

11

Últimas Notícias





Siga a prefeitura