Representantes da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Timon estiveram na manhã de hoje (22) na sede da Secretaria Municipal de Saúde para propor à pasta parceria para a realização de Blitz educativa de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação objetiva orientar os motoristas a não jogar lixo dos automóveis, pois o mesmo pode se tornar criadouro do mosquito, que é transmissor de várias doenças.
O chefe da Ciretran, Ronaldo Gonçalves, explicou que o trabalho será feito por meio da distribuição de panfletos informativos sobre as formas de combater o mosquito e entrega de sacolinhas de lixo para carros. “Sabemos que o motorista tem a mania de jogar lixos para fora do seu automóvel, como copos descartáveis e outros itens que servem como criadouros para o mosquito. Então, além de informar que ele está cometendo uma infração de trânsito, vamos orientar que ele pode estar contribuindo também com a proliferação do mosquito, que hoje causa doenças como a dengue, chikungunya e vírus zika”, falou.
Durante a reunião, estiveram presentes também o superintendente Alexandre Luz, da Superintendência de Limpeza de Timon, e representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Polícia Militar, que também foram convidados para serem parceiros da ação a ser definida pela Ciretran, após conclusão de cronograma de trabalho.
O secretário de saúde Marcio Sá colocou que a pasta estará pronta para contribuir com o trabalho proposto pela Ciretran. “Esse trabalho é muito importante para reforçar nossas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti e esclarecer aos motoristas sobre infrações que podem causar acidentes e ainda ocasionar problemas como a proliferação do mosquito. Então vamos montar essa força tarefa, porque ambos os assuntos são muito relevantes e urgentes”, afirmou o gestor.