O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, participou nesta quinta-feira (18/02) da inauguração da nova sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Timon. A entidade é dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados. Agora – com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Timon e parceiros – a Associação passa a funcionar em um novo espaço localizado na Avenida Luís Firmino de Sousa. Apesar de a sede ser provisória, a APAC passa a garantir a ampliação da capacidade, que será de 70 reeducandos, o que vai contribuir na redução da superlotação do presidio Jorge Vieira.
Na ocasião o prefeito de Timon falou da contribuição do município para a ressocialização de presos. “A Prefeitura fez a doação de um terreno para a APAC, que em breve terá sede própria e passará a contribuir ainda mais com a política de reintegração social. Além disso, a Prefeitura está à disposição e já se envolve diretamente na contribuição para a formação de cidadãos melhores, quando leva mais de 25 mil alunos a estudarem em salas climatizadas, com estrutura e professores qualificados, assim trabalhamos o futuro da população. Contamos também com o apoio do Governo do Estado, e inclusive o governado Flávio Dino estará aqui amanhã entregando viaturas para melhorar a segurança”.
Maria do Socorro Machado, diretora da APAC Timon, falou da importância do apoio dos poderes legislativo, executivo e judiciário, juntos na construção por uma sociedade mais pacífica. “Agradeço a todos os parceiros, governo do estado, prefeitura, judiciário nesse nosso trabalho em levar amor, confiança e disciplina aos reintegrados assistidos pela APAC”.
A representante do governo do estado, Camila Neves – subsecretária de estado da Administração Penitenciária do MA – parabenizou a APAC de Timon pela a estrutura oferecida na ressocialização de presos. “Fico feliz em conhecer locais como esse que trabalha na reintegração de condenados, a associação daqui é muito organizada e nós do estado vamos fortalecer mais ainda esse apoio”.
O Juiz titular da 3° vara criminal de Execuções, José Elismar Marques, encerrou a solenidade e em conjunto com as demais autoridades com o descerramento da placa do novo Centro de Reintegração Social – APAC –Timon. Outros representantes do judiciário maranhense também participaram da solenidade.
no images were found