Timon possui diversos serviços de fortalecimento de vínculos, que além de contemplarem todos os bairros, atendem crianças e adolescentes, adultos e idosos. Em relação à criança e adolescente, os serviços têm como objetivo combater o trabalho infantil, abuso e exploração sexual. Cerca de 1.354 crianças e adolescentes, na faixa de 0 a 17 anos, são assistidos nos serviços de prevenção e garantias de direito.
Poucas pessoas sabem como agir quando presenciam um caso de trabalho infantil, por exemplo. Basta ligar para o disque 100 e fazer a denúncia. O Disque Direitos Humanos é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos.
Em seguida, o Conselho Tutelar e o Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) vão a campo para averiguar a veracidade da denúncia e os motivos que levaram a criança àquela situação. “Se tiver família, entramos em contato com a família e fazemos o trabalho socioassistencial, incluindo nos benefícios do governo. E a criança ou adolescente é encaminhado para o serviço de convivência, projovem e outros” – explica Verbena Neves, Coordenadora das ações estratégicas do PETI. Após esse procedimento, o CREAS e Conselho Tutelar continuam acompanhando a família.
Atualmente, todos os CRAS possuem Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, juntamente com os Centros de Convivência da Rua 100 e Flores. Todos eles promovem ações durante o ano que visam conscientizar as famílias sobre a exploração infantil e importância da presença dos filhos na escola.