O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) encaminhou um informe a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) explicando que há famílias em Timon, beneficiárias do Bolsa Família, que tiveram o benefício cancelado indevidamente. Para que as famílias retomem o benefício a Prefeitura de Timon organizou uma força tarefa para que as famílias sejam avisadas.
De acordo com a Diretora Administrativa da SEMDES, Meiriele Sá, a partir desta quinta-feira (07/01) as famílias que retornaram ao benefício serão avisadas por telefone e receberam visitas nas residências de profissionais da equipe do Programa Bolsa Família do município.
No informe à Prefeitura de Timon, o MDS explicou ainda que, após averiguação do Ministério, as famílias em situação regular, voltaram ao programa em dezembro de 2015. Para estes casos foram geradas parcelas retroativas, ou seja, algumas famílias irão receber um valor a mais este mês, referente aos meses que o benefício esteve cancelado.
Como são muitas parcelas, a família deve passar o cartão duas vezes, porque a cada vez que ela passar sairão no máximo 6 parcelas. Se a família tiver mais parcelas para receber, os outros pagamentos serão liberados na segunda vez que passar o cartão.
Apenas as famílias que apresentavam cadastro atualizado nos últimos 24 meses participaram dessa ação de reversão. Além disso, o limite de renda utilizado para reversão de cancelamento é de até meio salário mínimo por pessoa da família.
Qualquer dúvida, o beneficiário timonense poderá ligar para a SEMDES no número (99) 3212.5430, no horário de 7h:30 as 13h30 de segunda a sexta.