• Portal da Transparência

11 de dezembro de 2015

Timon recebe caminhão refrigerado e equipamentos para estimular agricultura familiar

EA9A7402_1

Vinte e seis cidades do estado do Maranhão receberam do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) caminhões frigoríficos, com balanças, computadores e outros equipamentos, que servirão para fortalecer a política de Segurança Alimentar e Nutricional dos municípios.

 

A solenidade de entrega dos caminhões foi realizada em São Luís e contou com a presença do Governador, Flávio Dino e a Ministra Tereza Campello. Timon foi representada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Aristóteles Mesquista, Secretário de Agricultura, Raimundo Novaterra, e pela Diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Daniele Lima. Na ocasião foi lançado o primeiro Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão.

 

Para que o município tenha acesso a esses benefícios é necessário que ele cumpra algumas exigências do Governo Federal, dentre elas: ter Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), um órgão gestor da Política de Segurança Alimentar, Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), realizar conferências municipais de segurança alimentar e nutricional e se comprometer em elaborar um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN) no prazo de um ano, para que ele possa finalmente aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) – explica a Diretora Daniele Lima.

 

O kit de modernização da Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar servirá para transportar devidamente em caminhão refrigerado a produção agrícola de produtores da agricultura familiar. Isso facilita e estimula os pequenos agricultores, possibilitando o comércio e a distribuição da produção.

 

“Os produtores encontravam muitas complicações, porque eles tinham que pagar frete e, além disso, os veículos não eram adequados para transportar alimentos. Eles vendem para o município, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, mas terminavam desistindo de comercializar porque o lucro ficava quase zero” – observa Secretário Aristóteles Mesquita.

 

A SEMDES cumpriu todas as exigências para que Timon pudesse ser incluído no SISAN, através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN). No entanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural fica responsável por gerir esses equipamentos juntamente com a comunidade de agricultura familiar da região.

 

O kit contém: Balança Eletrônica de 30 kg e Balança piso móvel de 300 kg; Freezer horizontal e vertical; Computador e impressora a laser; Monobloco; Pallets; Veículo caminhão baú frigorífico; Lvadora de alta pressão; Mesa para escritório; Cadeira com rodas.

EA9A7405_1

Últimas Notícias





Siga a prefeitura