Os alunos especiais da Escola Municipal Marechal Castelo Branco participaram nesta quarta-feira (09/12) de confraternização organizada pelo corpo docente e equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque União.
O CRAS do Parque União é a unidade responsável pelo referenciamento das famílias da região e desenvolve um trabalho de fortalecimento de vínculos com o grupo de alunos formado por pessoas com deficiência. Além deles, o CRAS também oferece suporte aos familiares que muitas vezes têm dificuldade de compreender e se relacionar com os filhos.
De acordo com psicólogo Caio Eduardo Costa, o CRAS do Parque União é pioneiro nesse tipo de grupo. “As reuniões e atividades são realizadas semanalmente na própria escola, que é um ambiente acolhedor para eles” – explica.
Na comemoração, as estagiárias fizeram uma apresentação musical e uma aluna do Maria do Carmo Neiva apresentou uma coreografia natalina para os colegas. “Essa parceria tem sido muito relevante para eles. A equipe da escola sempre nos ajuda a manter o grupo unido e presente nas programações” – comemora a Coordenadora do Cras, Rafaela Martins.
A Diretora da escola, Deusa Maria Santos, destacou a evolução dos alunos por conta da parceria e do trabalho da própria comunidade escolar. “Os alunos tiveram crescimento enorme no aprendizado. Nós temos o máximo de cuidado com eles, são muito bem recebidos aqui no Marechal. O CRAS aprimorou o aprendizado dessas crianças” – fala.
A senhora Adriana dos Anjos, cabelereira e mãe de uma das alunas, confirmou as palavras da diretora. “Minha filha progrediu muito. Ela se interessa em fazer as atividades, os deveres de casa e pede para vir pra escola. Coisa que ela nunca fez antes”.