O grupo de mulheres do Centro de Referência de Assistência (CRAS) da Vila João Reis encerrou nesta quinta-feira (03/12) a oficina de bijuterias. Durante dois dias, elas aprenderam a confeccionar colares, pulseiras, brincos e também a decorar chinelos, estilo alpargatas.
Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e o Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC) – várias iniciativas de qualificação como essa são oferecidas gratuitamente à população.
“Essa é uma forma de motivar o protagonismo da comunidade. Com oferta de cursos rápidos e que não exigem muito investimento, caso elas queiram iniciar um negócio, e que elas podem fazer em casa mesmo, facilmente se encaixando no ritmo de vida delas” – explicou Aline Saluena, Psicóloga do CRAS.
A oficineira é Olga Candeira, que já trabalha há muito tempo confeccionando e comercializando os acessórios. “Elas já aprenderam algumas técnicas e conhecem os instrumentos. Agora é só praticar, que com o tempo vem a criatividade para fazer umas peças diferentes e bonitas” – comenta.
A turma foi bem diversificada, com mulheres de várias idades, todas estavam tendo contato com esse tipo de trabalho pela primeira vez. “Agora fica fácil para nós, porque a gente já sabe o nome das coisas que tem que comprar. Quando precisar de um dinheiro já tem um jeito de ganhar” – fala sorridente a aluna Maria Joanilde Costa.
Com a chegada do final, algumas alunas planejam começar a fazer as peças para vender. Os chinelos decorados são muito procurados nessa época para compor o visual do réveillon.