No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado hoje, 1º de dezembro, o programa municipal DST/HIV/Aids da Secretaria da Saúde de Timon realiza a III Oficina de Testagem em HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A oficina é destinada a enfermeiros e dentistas da rede municipal e de municípios como Parnarama, Matões e São Francisco, que compõem a Regional de Timon.
De acordo com Cristina Alves, coordenadora do programa DST/AIDS, o objetivo do treinamento é ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites Virais. “Nossa proposta é implementar estratégias que venham intensificar a Testagem na população em geral, normatizando conforme preconiza o Ministério da Saúde. Com isso, mais profissionais estarão aptos a realizar tais testes dentro de Timon, bem como em municípios que compõem a Regional”, disse a coordenadora.
Ainda de acordo com Cristina, é preciso trabalhar a informação para acabar com a intolerância e o preconceito às pessoas com vírus HIV. “Para quebrar o preconceito, temos que conhecer. Em Timon, vamos trabalhar com o slogan – Preconceito é crime. Informação é cura”, finalizou.
A campanha de luta contra a Aids é realizada anualmente e tem por objetivo estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV, em especial os grupos mais atingidos pela doença (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuários de drogas).